sexta-feira, 27 de maio de 2011

Para que servem os gêneros textuais?

        Trabalhando os gêneros textuais em sala de aula, sistematizamos certos detalhes a cerca de cada um, como sua estrutura e sua função. 
       A seguir, no campo dos "COMENTÁRIOS", vamos ver exemplos de alguns gêneros textuais, trabalhados por alunos de 1º ano EMI, do IF Campus Floresta.
     Utilizando um lugar-comum, bem propício para o momento: "Conhecimento é poder", vamos que, quanto mais sabemos, mais temos condições de agir.


9 comentários:

  1. Conto
    #O que é conto?
    É a forma narrativa, em prosa, de menor extensão.
    #Características:
    -Precisão, o conto precisa causar um efeito no leitor.
    -Ficção, o conto cria um universo de fantasias.
    #Exemplo de conto:
    (...)” Amor com o que vem junto: ciúme.
    -Está bem, acredito que sou a sua primeira namorada, fico feliz com isso. Mas me diga a verdade, só a verdade: você nunca beijou uma mulher antes de me beijar?
    Ele foi simples”(...)
    O primeiro beijo- Clarice Lispector
    #Autores:
    -Clarice Lispector
    -Aluísio Azevedo
    -Ruth Rocha
    -Machado de Assis
    -Lygia Fagundes
    #Grupo:
    Alice Carolina
    Lara Rafaela
    Letícia Vaz
    1°E.M.I.- Informática

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. --> Carta Pessoal <--

    _O que é?
    É um gênero textual usado especialmente para se comunicar com outras pessoas, amigos, parentes, etc.

    _Função
    Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares.

    _Exemplo

    Goiânia, 31 de julho de 2009

    Querido amigo João

    Gostaria de dizer-lhe que estou com muitas saudades, e não vejo a hora de estarmos juntos outra vez! Por aqui estamos todos bem, somente a saudade que nos incomoda. Mas estamos nos preparando para a grande viagem até sua casa. Já fiz vários planos para aproveitarmos muito estas férias. Um forte abraço...

    Maria

    _Grupo
    Augusto, Djeymisson, Igor
    1º Ano M.I. Informática

    ResponderExcluir
  4. Bilhete

    O que é?
    O bilhete pode ter significados diversos, pois pode ser um tipo de documento de valor comprovante, ou pode ser um breve recado escrito para parentes, amigos, e/ou namorado(a).

    Exemplo:
    Betim, 20 de Novembro de 1998
    Mamãe
    A Rosangela troxe a massa do bolinho de arroz, na cozinha da escola, ela acrescentou ovo, farinha de trigo e fritou. O bolinho ficou uma delícia, todos nós comemos um. Gostaria que você também fizesse o bolinho da Rosangela, só que seguindo a receita que eu escrevi.
    Atenção uma parte uma parte eu escrevi sozinho e no verso da folha a Rosangela passou no quadro para a gente escrever.
    Escreva um bilhete para a Rosangela dizendo o que aconteceu com a receita que eu lhe dei e como você fez os bolinhos, tá?
    Um abraço.

    Grupo: Gerson Barezzi, Ellen Kelvya e Elthon

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Texto Teatral

    O que é?
    O texto teatral é um discurso direto, ou seja, sem narração. O tempo é delimitado, toda a história tem que acontecer no tempo do espetáculo. É formado somente pela fala dos personagens. Primeiro vem o nome de quem vai falar e depois o que é dito, podendo ter antes da fala observações, como o estado de espírito do personagem ou observações cênicas, que são as rubricas (vêm geralmente entre parênteses).

    Exemplo:
    CHUVA ÁCIDA
    Dois velhos, Zé Carlos e Zé Augusto estão sentados em um banco de Jardim. Som de chuva.

    ZÉ CARLOS
    Três dias que não para de chover...

    ZÉ AUGUSTO
    Lembra, na nossa época quase nunca chovia...
    ZÉ CARLOS
    E quando chovia a gente podia sair embaixo da chuva que não acontecia nada... Agora, se você sai na rua, morre que nem lesma dentro do saleiro.

    ZÉ AUGUSTO
    Deus me livre...

    ZÉ CARLOS
    A dona Eulália morreu assim... Estava estendendo roupa, começou a chover..

    Grupo: Michely, Fabrécio e Odair.

    ResponderExcluir
  7. EXEMPLO DE RELATO PESSOAL

    Esse é o Pompom. Após quase 20 dias de cuidados intensos, finalmente esse gatinho felpudo brincou pela primeira vez!

    O motivo de tanta apatia foi uma combinação de uma má alma que espancou o pobre - até o olho dele ficar ensangüentado - e uma anemia severa.

    Quando trouxemos o Pompom para casa, minha mãe foi meio contra, pois achava que ele daria trabalho... Ledo engano! Não só Pompom ficou direitinho no meu quarto, como também foi um anjinho, respeitou todas as regras da casa!

    Hoje minha mãe tirou o Pompom do meu quarto e o deixou na sala. Está até agora com ele. Diogo já chegou, disse para eu buscar o gato, mas minha mãe está encantada: não larga o bichano nem por um jantar no japonês. Também pudera! Pompom está um amor de gato! Agora que ficou um pouco brincalhão, já passou 5 minutos brincando com uma canetinha e está agora deitado numa caixa de papelão curtindo uma brincadeira de Forte Apache. Essa é a vida gatuna que sempre quis.

    Grupo:

    Bernardo Nunes, Geová Tavares e Kelvin Ranieri

    1º EMI informática manhã

    ResponderExcluir
  8. Reportagem:
    O que é Reportagem?

    Texto jornalístico amplamente divulgado nos meios de comunicação de massa, a reportagem informa, de modo mais aprofundado, fatos de interesse público. Ela
    situa-se no questionamento de causa de efeito, na interpretação e no impacto,
    somando as diferentes versões de um mesmo acontecimento.

    Estrutura:

    A reportagem não possui uma estrutura rígida, mas geralmente costuma estabelecer conexões com o fato central, anunciado no que chamamos de lead. A partir daí,
    desenvolve-se a narrativa do fato principal, ampliada e composta por meio de
    citações. Tais como: trechos de entrevistas, depoimentos, dados estatísticos,
    pequenos resumos, dentre outros recursos. É sempre iniciada por um título,
    como todo texto jornalístico.

    Exemplo:
    Ansiedade e devoção
    Fãs do Iron Maiden se mobilizam para receber a banda inglesa no próximo dia 5 de março.

    Eles dormiram numa interminável fila para comprar os primeiros ingressos do show e criaram até uma comunidade no Orkut para o registro do episódio. São estudantes que, beirando os 20 anos, se juntaram aos muitos fãs, alguns bem mais velhos, para, depois de 15 anos, conferir a apresentação que o Iron Maiden faz em Porto Alegre no próximo dia 5 de março. A noitada, na chamada por eles "Laje da Opinião", rendeu uma importante mobilização que terá seu ápice no próximo, dia 2. Fãs, admiradores, roqueiros, cabeludos com tarraxas nas roupas, saudosos, enfim, todo o “povo Iron” está sendo convocada a participar da Iron Maiden Walk, uma campanha que se concentra, a partir das 14h, na redenção, no Monumento ao Expedicionário e que fará o trajeto até o Gigantinho, palco do show no dia 5. A data não foi escolhida por acaso, coincide com o primeiro show da banda em sua nova turnê no Brasil, que acontece em São Paulo.
    Poucas bandas no universo do heavy metal conseguem manter e conquistar tantos fãs e de todas as idades. A explicação pode estar no que se chama de “manter a identidade”. Essa é uma opinião quase unânime entre seus admiradores. Mesmo para o jovem Luiz Antônio Prestes, de 19 anos, um “devoto” de Blaze Baziley, vocalista que substituiu Bruce Dickinson, o que, para muitos, foi uma verdadeira heresia. Com Bruce de volta, o estudante Sérgio Guterrez, de 23 anos, diz que o Iron Maiden é a linha divisória do metal. Opinião também compartilhada por Roberto da Silva (18). Marcelo Mattos (22) e Carla Borck (18). Todos eles nunca viram o Iron Maiden ao vivo em sua passagem por Porto Alegre em 1992 e a banda entrou em suas vidas praticamente da mesma forma, causando o mesmo impacto. “ficamos impressionados com a trajetória deles, com as letras, e com a força musica, lembra Sérgio Gueterrez. Os dias que aconteceram as apresentações são de pura ansiedade e o assunto entre eles não poderia ser outro senão o “grande show de suas vidas”. “Tem gente que vai sair direto do trabalho, um dia antes e ‘acampar’ no Salgado Filho a espera deles”, diz entusiasmado Luiz Antônio. O alerta é máximo já que a banda deve chegar ao Brasil com avião próprio e pilotado pelo próprio Bruce Dickinson.
    Daisy Caroline, uma das organizadoras do Iron Maiden Walk, também lembra que, durante a caminhada serão feitas imagens que serão posteriormente encaminhadas à banda, assim como uma gigantesca bandeira que levará a assinatura dos fãs. Tudo porque a produção está recrutando fãs ao redor do mundo para recolher imagens que estarão no DVD da turnê. Na Iron Maiden Walk também serão distribuídos vários brindes. Detalhes do evento pelo telefone (51) 9213-9869.

    Grupo: Antônio, Izabela e Williany.

    ResponderExcluir
  9. Receita
    Definição:
    O gênero textual receita é do tipo instrucional sua finalidade é permitir que o usuário, seguindo as instruções nela contidas, seja capaz de cumprir seu objetivo. Podem apresentar linguagem padronizada como a bula de remédio.
    Ou seja a função de receita é simplesmente INSTRUIR O LEITOR.

    Características da receita:
    Contém título;
    Normalmente apresenta uma estrutura constituída de: título, ingredientes e modo de preparo ou de fazer;
    No modo de fazer, os verbos geralmente são empregados no imperativo;
    Pode conter indicação de calorias por porção, rendimento, dicas de preparo ou de como decorar e servir, etc.;
    A linguagem direta, clara e objetiva;
    Emprega o padrão culto da língua.
    Exemplo de receita :

    Pudim de Leite <- TITULO

    INGREDIENTES:

    Calda:
    1 xícara (chá) de açúcar

    Pudim:
    1 lata de Leite Condensado (350 ml)
    2 medidas (da lata) de leite
    3 ovos.

    MODO DE PREPARO:

    Calda: Verbo no Imperativo

    1. Em uma panela de fundo largo derreta o açúcar até ficar dourado.
    2. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher.
    3. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar.
    4. Forre com a calda uma fôrma com furo central (19cm de diâmetro) e reserve.

    Pudim:

    1. Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador e despeje na fôrma reservada.
    2. Asse em banho-maria, em forno médio (180ºC), por cerca de 1 hora e 30 minutos.
    3. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas.
    4. Desenforme e sirva a seguir.

    DICAS DE PREPARO

    Dicas: O pudim desenforma melhor quando bem gelado. Se possível, prepare-o na véspera.Para saber se o pudim já está assado, espete-o com uma faca. Esta deve sair.

    Fonte: http://blogereceita.blogspot.com/


    É possível empregar algumas características desse gênero textual e obter uma receita singular, original, poética ou humorística que, diferente das demais, não agrada ao paladar. Como podemos ver a seguir:
    Receita de Olhar.

    Nas primeiras horas da manhã
    desamarre o olhar
    deixe que se derrame
    sobre todas as coisas belas
    o mundo é sempre novo
    e a terra dança e acorda
    em acordes de sol
    faça do seu olhar imensa caravela.
    Roseana Murray

    Bolo para obter boas notas

    Ingredientes:

    1 lata de inteligência
    350 g. de canetas azuis
    25 g. de trabalho
    270 g. de disciplina
    10 g. de dedicação
    20 colheres de responsabilidade.

    Modo de fazer:
    Peneire todos os ingredientes e bata sem parar no liquidificador
    por 3 minutos. Ponha no fogo lento e mexa bem. Acrescente 10
    gramas de compromisso. Bom apetite.

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
    Talita Massena.
    Bernardo Lopes, Bruna Menezes e Humberto Cavalcante.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.