sexta-feira, 27 de maio de 2011

Para que servem os gêneros textuais?

        Trabalhando os gêneros textuais em sala de aula, sistematizamos certos detalhes a cerca de cada um, como sua estrutura e sua função. 
       A seguir, no campo dos "COMENTÁRIOS", vamos ver exemplos de alguns gêneros textuais, trabalhados por alunos de 1º ano EMI, do IF Campus Floresta.
     Utilizando um lugar-comum, bem propício para o momento: "Conhecimento é poder", vamos que, quanto mais sabemos, mais temos condições de agir.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Exemplo da Bula de Remédio

                            Ex. da Uma Bula de Remédio

Bula do Medicamento Lacto purga
Lacto purga é um medicamento indicado no caso de constipação intestinal, cujo princípio ativo é o Bisacodil.
Indicações
Prisão de ventre, pré e pós operatório, antes da realização de exames que exigem a limpeza intestinal.
Contra Indicações
Gravidez, amamentação, apendicite aguda, doenças inflamatórias do trato intestinal, dor abdominal grave, desidratação, e em casos de alergia ao bisacordil.
Efeitos Adversos
Pode causar diarréia, dor abdominal, vício intestinal, se usado corriqueiramente, cólica, angioedema.
Modo de uso
Adultos: Tomar 2 comprimidos em jejum ou ao deitar.
Crianças com mais de 4 anos: 1 comprimido em jejum ou antes de deitar.
A dose máxima é de 4 comprimidos diários, para adultos e 2 para crianças.

domingo, 17 de abril de 2011

Não ao Bullying


Todo mundo estava empolgado com aquela música tudo indicava que aquele dia era o dia mais feliz para todos que estava ali. Depois da música que deichou todos felizes vinha as provas Lúcia Masovick era uma competidora de Atletismo, passarão varias provas até que então chegou a vez de Lúcia Masovick, ela dispara na frente até que então sente uma dor na cocha esqueda uma possivel lesão, todos começão achora parecia um enterro de uma coisa sagrada o clima mudou radicalmente na quele local. Derrepente varias crianças correrão para perto dela e começou a pratica Bullying com aquela moça as pessoas ficarão chocadas com atitude das crianças eas pessoas assustadas pedirão para sair de perto dela, infelizmente não deu certo e foi preciso assionar a pólicia para que aquelas criaças serem retiradas da quele local, depois de 5h já com Lúcia no Hospital as crianças aparecia do nada continuando a ação contra Lúcia, ela entedia aquilo e perguntou aos médicos: procure os pais deles e madem pegarem aqui. Os médicos depois de muito tempo voltou e falou: Lúcia eles não tem pais, eles não são filhos de niguém desse planeta. Lúcia pensativa disse as criançãs: Porquê faiz isso comigo estão me deichando comedo e vergonha. Derrepente uma criança fala missão comprida e vão embora. Lúcia muito confusa reflete que aquelas crianças estava ali para ela se semtise como as pessoas em que ela práticou o mesmo ato varias vezes com as suas vítimas. Com isso na cabeça ela vai a procura de todo mundo em que ela fez o ato e pede perdão é felizmente foi perduada. Moral da História: Nunca devemos Prática um ato em que ele pode se reverte para nois mesmo no Fúturo que nesse caso de Lúcia Masovick foi perdoada e pode aver chances de não ser perdoado. 1º Ano Médio Integrado Tarde.

terça-feira, 12 de abril de 2011

"A VOLTA DA PRINCESA RAQUEL"

"A VOLTA PRINCESA RAQUEL"

Todos começaram a dançar, gritar, pular pois estavam animados e felizes porque aquela banda era muito surpreendente, mais ninguém sabia do que se tratava, por que eles estavam ali tocando?
Tudo aquilo era pela chegada da princesa Raquel, a sua chegada surpreendeu a todos, pois ninguém imaginava que depois de muito tempo ela voltaria a sua terra natal.


by alynne amorim

domingo, 3 de abril de 2011

Um começo, vários finais...

Atividade da disciplina que ministro - Língua Portuguesa, Literatura e Redação: a este texto, que não tem um final oficial, foram dados vários e criativos finais pelos alunos de 1º ano do ano de 2011 (Agropecuária e Informática) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Floresta.

Divirtam-se com os finais que estão postados como comentários... O começo é assim:

"O espetáculo era empolgante. Da janela podia se ver lá embaixo. Tudo parecia extremamente pequeno, mas dava pra ver as roupas coloridas.
Todos pareciam estar indo na mesma direção, com muita ordem, e parecia haver tanto crianças como adultos. A aterrizagem foi suave e afortunadamente a atmosfera era tal que não havia necessidade de usar trajes espaciais.
No início, havia muita atividade. Mais tarde, quando os discursos começaram, a multidão foi se aquietando. O homem com a câmera de televisão filmou muitas cenas do lugar e da multidão.
Todos estavam muito tranquilos e pareciam contentes quando a música começou. (...)"

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Chuva de emoção em palavras...

Encanto... sentimento... mudanças por dentro ou por fora... ou ambas? Não sei. Só sei que nesse poema, Cecília Meireles mostra e fala de mudanças... pelas quais todos passamos...

 Retrato


Eu não tinha este rosto de hoje,

assim calmo, assim triste, assim magro,

nem estes olhos tão vazios,

nem o lábio amargo.



Eu não tinha estas mãos sem força,

tão paradas e frias e mortas;

eu não tinha este coração

que nem se mostra.



Eu não dei por esta mudança,

tão simples, tão certa, tão fácil:

- Em que espelho ficou perdida a minha face?



Cecília Meireles